Personagem

Não é sempre que se encontra na própria árvore genealógica um antepassado que poderia ser descrito como um personagem. Um caso desses é digno de registro, principalmente quando esse antepassado-personagem participou de eventos importantes na história de seu país. Esse foi o caso de José Pinto Rebello de Carvalho, primo de minha trisavó paterna em Barcos, Tabuaço, Viseu.Leia mais »

Tesouro

Em termos genealógicos, encontrar um assento rico em detalhes sobre os familiares dos registrados é o mesmo que encontrar um tesouro. Um assento detalhado ajuda a esclarecer pontos obscuros da biografia de um antepassado e pode acrescentar novos ramos a uma árvore de costados na qual existem várias “vias sem saída”.

O que apresento abaixo é um desses tesouros, o primeiro que encontro em minha árvore. O casal não está na minha ascendência direta. A noiva era irmã de um antepassado de cinco gerações – José António dos Santos, que tinha a alcunha (apelido) de “Morgado”.Leia mais »

DNA

A pequisa genealógica fundamenta-se na busca e na análise de provas documentais, principalmente – mas não exclusivamente – de assentos e certidões. Essas provas, no entanto, nos trazem evidências que podem conter incorreções intencionais ou não intencionais da parte de quem as criou. Cabe ao genealogista utilizar procedimentos para evitar conclusões equivocadas por conta dessas incorreções.Leia mais »