Retratos

Traços físicos nem sempre são herdados diretamente dos pais. Por vezes, uma cor de olho ou de cabelo pula uma geração. Quando a família tem memória dos antepassados mais recentes, é possível deduzir, por exemplo, que alguém herdou os olhos azuis da avó ou os cabelos ruivos do avô. Mas nem sempre isso acontece, e, se tivermos pouco mais de 40 anos tudo pode começar a ficar nebuloso bastante já duas gerações anteriores à de nossos avós.

Leia mais »

Endereço

Os assentos paroquiais nem sempre tiveram a mesma estrutura, como já informei em texto anterior sobre sua evolução desde o século XVI. Os assentos de óbito, por exemplo, já no século XVI podiam informar a data do óbito e o local de residência do falecido. Graças a essas informações, e de posse de mapas da época, podemos descobrir exata ou aproximadamente onde viviam nossos antepassados e, com muita sorte, podemos visitar o local onde viveram e conhecer as propriedades que pertenceram a eles.

Leia mais »

Y-DNA

O teste de Y-DNA é outra ferramenta auxiliar no trabalho do genealogista contemporâneo. Ele vem ao nosso socorro quando as pistas documentais se tornam menos disponíveis. Se você se recorda das aulas de Biologia, sabe que o Y-DNA é herdado apenas pelo lado paterno, mas, para entender como isso se dá e que tipo de uso se faz dele na genealogia genética, é preciso relembrar algumas coisas das tais aulas e ir um pouco além. Como já abordei boa parte desse conteúdo em um texto anterior que você pode ter lido, talvez você queria ir direto ao que interessa.

Leia mais »